(11) 3258-2528
(11) 9-9500-0606 corretora@ehseguro.com.br

Fiança Locatitícia

Via de regra, quem contrata o seguro é o proprietário do imóvel (locador / segurado). O inquilino representa o risco a ser garantido, cabendo a ele o pagamento do seguro.

Cada seguradora tem critérios próprios de avaliação do risco. Em comum, todas levam em conta dois fatores: o cadastro do inquilino e a sua renda, porque o seguro de fiança locatícia envolve concessão de crédito.

Se o nome do candidato a inquilino constar em algum cadastro de inadimplentes a contratação fica mais difícil, podendo haver recusa ou cobrança de prêmios mais caros. O cadastro também verifica se há antecedentes criminais. Para pessoas físicas, em geral, a exigência de comprovação de renda é três vezes o valor do aluguel. Caso a renda não seja suficiente, as seguradoras costumam aceitar a composição com várias pessoas desde que venham a ocupar o imóvel ou seja, pelo menos alguém da família do inquilino.

No caso de locação comercial, um dos critérios da análise do cadastro é que o comprometimento com o aluguel não ultrapasse um determinado percentual do faturamento mensal. Esse percentual costuma ser de 5% para indústrias, 7% para empresas comerciais e 10% para as do setor de serviços. Quando o resultado é considerado insuficiente, algumas seguradoras costumam aceitar que os sócios, na pessoa física, sejam locatários solidários numa composição de renda. Cada cobertura tem um determinado limite máximo de indenização, fixado na apólice. Quando o proprietário do imóvel contrata o seguro para garantir o aluguel, os limites de indenização são definidos junto com a seguradora e a orientação do corretor de seguros. Independentemente do valor dos prejuízos, a indenização não ultrapassará o limite máximo estabelecido na apólice. Além disso, cada indenização paga (básica e adicionais) será descontada do limite máximo contratado. A documentação solicitada varia de acordo com o perfil do inquilino e a destinação do imóvel a ser alugado. O que normalmente é exigido:

Pessoas físicas (idade mínima 18 anos)

Empresas

Empresas optantes do lucro real ou instituições sem fins lucrativos

Empresas optantes do Supersimples

Copyright 2015 - Todos os direitos reservados